A minha vida imita a minha arte

Espero que gostem
das nossas imitações
colocadas em palavras
virgulando, reticenciando
Nossos mergulhos
Nessa loucura chamada
Pensamento

Luciana Gaffrée

sábado, 21 de maio de 2011

Nós pega os peixe.

Cumé? Lá nu Ixpritu Santu eu lavrava terra
Não, Sinhô, sei fazê farofa, não
P´ra modi di comê, nóx fazia pirão dji pexe
Água, farinha dji mandjioca i pexe
C´ux menínu pegava no riu, p´ra nóx cumê

Eu trabaiava u café
Sô muié de home trabaiadô, na inxada
Êli passava u djia na roça, preparava a lavora
Eu prantava ux pé de café, ax semêntji

Quandu tava madura, a semeadura, nóx culia
Um trabaaaiu, sô!!!
Ux gaiu dux pé dji café coltava nóx tudu
Um calô ririririri!!!!

Sei não, sei fazê pirê não, sinhô, quê ìssu?
Nóx pegava banana prá comê cu pirão
Arrox? não! feijão? não! era pru patrão vendê.

Cabô tudu, agora só cana!
Colta, colta, colta, a gentji fica todu coltádu
Guentu maix não, tò veia!
Meu hômi? sumiu! riririririri

Queria trabaiiá em casa dji famiia
Póssu varrê, lavá u terreru, cuidá dax galinha

E drumi cum ux fiiu du sinhô
Insiná muita coisa!
Tãão grandji! Catorze, quinzi ânu!

Precisa de muiié, qui nem eu!!!

de Luiz Fernando Gaffrée Thompson

Nenhum comentário: