A minha vida imita a minha arte

Espero que gostem
das nossas imitações
colocadas em palavras
virgulando, reticenciando
Nossos mergulhos
Nessa loucura chamada
Pensamento

Luciana Gaffrée

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma atriz falando de futebol, poderá?

Não posso deixar de interpretar a situação desta forma: o Dunga tem complexo de inferioridade, porque na sua época de jogador de Copa do Mundo, pese a que era "funcional", também foi fortemente odiado.
Ele nunca conseguiu ser querido e por isso sofre de perseguição ao universo simbólico do "Brasil estrela", que "chega e acontece", e entao conseguiu finalmente (primeiro nao levando o Ronaldinho, que tem um peso simbolico, dá medo por ser o Ronaldinho, independentemente da copa anterior) sua motivacao psicologica foi: farei de todos os meus jogadores "eficazes e mediocres" como eu sou, tirarei deles a "marca pessoal" e criarei uma "marca coletiva" que é uma pura mentira. 
É a mesma coisa com o teatro, quando um diretor diz que vai eliminar as "marcas pessoais" em prol de uma "marca coletiva" sua intenção mais profunda é: o time sou EU, nao sao os jogadores em seu individualismo e talento natural que ganham um jogo, mas um técnico com "cérebro".
Essa marca é anti-idiossincrasia brasileira, e faz dos jogadores "simples peças" de um técnico complexado. Isso leva a que os proximos times não tenham mais o "medo" que tinham do "Brasil Show" que vinha pra mostrar o que é "jogar", ate´podia nao ganhar a copa, mas conservava esse "universo simbolico" imprescindível e construído ao longo de toda a historia do futebol brasileiro. Diria yo que Dunga tem o mesmo complexo de qualquer "ser que foi pouco admirado e amado".
É uma pena que as pessoas não leiam as entrelinhas e o motivo profundo de Dunga, qem conseguiu pela primeira vez na historia brasileira que vários paulistas se unissem num bar para torcer pela Argentina, e eu que sempre torci pelo Brasil, hoje me vi torcendo por POrtugal.

Por dois motivos:
Portugal deu tudo de si, entrega, paixao e técnica (a que possuem)

Brasil:
Jogou mostrando que a única diferença entre ser "jogador de futebol" ou ser "contador" é que são "profissoes" diferentes.
Ou seja: é um marco talvez irrecuperável para a historia futebolistica do Brasil, transformar a nossa equipe PENTA CAMPEA em algo puramente "eficaz" e "profissional"


O meu alerta que me fez nao me sentir, pela primeira vez na minha vida, identificada com um time canarinho: é que é um desrespeito aos torcedores, de todo o mundo, que vêem o futebol sim como um campeonato, mas principalmente como uma forma de ver grandes times mostrarem a sua ARTE.

Argentina está fazendo isso. Está com Arte e tecnica.

Uruguay nao tem arte, mas tem PAIXAO e Dá o sangue pra ganhar.

Portugal tem um estrela, que quizas nao seja um Ronaldinho, mas acredita que é uma estrela e que pode fazer a diferença. Razao maior para quase ter ganhado o jogo de hoje.

E tantos outros times que estao apaixonados por estarem na copa e que merecem muito ganhar.

O Brasil que eu vi nessas partidas, mostram com total soberba, que lhes é indiferente o processo de disputa, simplesmente jogam como tecnocratas e seu lema é "os fins justificam os meios"

Para um técnico como o Dunga isso é previsivel e compreensível. Só terapia fará esse homem feliz.

Felipão? Eu adoro porque para ele futebol é esporte, ou seja, tensao, dedicação mas principalmente RAÇA, ENTREGA, SUOR e PAIXAO.

By the way, não torço por nacionalismo, torço porque tenho uma afetividade historica brasileira, mas posso me distanciar dela (como disse María Vidal, saber o que é e ser crítico) também tenho uma historia no uruguay e antes de tudo, tenho a distancia necessária para saber que todos os povos deveriam poder ganhar alguma vez, e que para levar o HEXA o Brasil tem que respeitar dez miil vezes mais os seus torcedores e os torcedores do mundo inteiro. Porque agora ele é um referente e deve ser responsável por isto.

Quantas crianças uruguaias nunca viram o seu time campeão? É justo com eles que enquanto o seu time jogue com paixao e raça venha o pedante brasil dizer que esse jogo é apenas uma peça a mais no meu tabuleiro de xadrez?

Talvez nao tive tempo suficiente para elaborar melhor as minhas idéias, mas precisava compartilhá-las com vocês. 

Uma simples atriz,
Luciana

Um comentário:

Hürrem disse...

Amiga, o futebol brasileiro perdeu a raça e a paixão há muitos anos e isso não é culpa do Dunga, como a rede Globo faz questão de mostrar, tudo é culpa do Dunga! O futebol brasileiro é uma indústria capitalista e selvagem, onde os cartolas mandam, ondem a mídia manda. E o Dunga por não ser vendido como todos os outros paga o pato, tendo toda a mídia contra ele e, consequentemente, todo o povo brasileiro. Realmente eu vejo o Dunga de uma forma diferente, vejo ele (que poderá ser bom técnico ou não) vejo ele como uma pessoa de raça, que mesmo tendo tudo e todos contra ele não se vende! Ele tem suas opiniões, que poderão ser boas ou não, mas segue naquilo que acredita, não muda porque todos estão contra ele! Eu só posso ter admiração por uma pessoa assim, que foi um bom jogador, tendo a midia toda contra ele, como sempre, e que agora, a frente da seleção, vem tentando moralizar a coisa, não permitindo que jornalistas entrem na concentrarção do Brasil para fazerem entrevistas na hora em que os jogadores devem descansar, não permitindo que os cartolas que querem fazer seus negócios na compra e venda de jogadores invadam a concentração e tirem a paz dos jogadores que devem estar concentrados em um só objetivo: fazer um bom jogo e vencer. Por isso tudo, que a midia odeia o Dunga, por ele ser de fibra e não se vender ! Tiro meu chapéu para ele, e mesmo o time não sendo lá essas coisas, gostaria que ganhasse só para que ficasse claro ao mundo que uma pessoa que nãose vende pode ganhar. Ah e sobre o Ronaldinho Gaúcho, ele desde o começo se negou a participar do time quando o Dunga o convocou a primeira vez... e só desejou participar quando o time já estava montado...só que brasileiro tem má memória e não lembra que quem se negou a participar foi o Ronaldinho! Então agora ele vem se dizer vítima do Dunga? Acho que o Dunga fez certo em não convocar uma pessoa que se negou a vestir a camisa da seleção! Além do mais, Ronaldinho não tá mais com essa bola toda nem nos clubes em que está jogando.