A minha vida imita a minha arte

Espero que gostem
das nossas imitações
colocadas em palavras
virgulando, reticenciando
Nossos mergulhos
Nessa loucura chamada
Pensamento

Luciana Gaffrée

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Memorável Holandês e a Era do Vampiro Dunga

Um ditador, um treinador obsessivo, autoritarista, nao dá autonomia aos seus jogadores, acha que tudo passa por ele, e com isso, ao levarmos o gol, os jogadores perderam o equilibrio emocional, nao pelo jogo, mas por medo a Dunga.

A "ERA DUNGA" existiu e foi chamada assim mesmo, "ERA DUNGA", afundou junto com a "ERA COLLOR" aliás, vieram juntas. Dunga é um ex-jogador complexado e combate a idiossincrasia do futebol brasileiro, ou seja, os Pelés, Garrinchas, Zicos, Ronaldos, etc, porque ele nunca será assim. Logo, nesse time ele só tem "soldados" obedientes.



Ele combate a "memória futbolistica" do Brasil, construída por Pelé, por Garrincha, por Zico, pelos Ronaldos, e por todos os grandes jogadores memoráveis. Ele combate o "memorável".


Dunga se perguntará por que nunca pôde ser amado pela torcida brasileira?  


Ele nunca se perguntará porque a "Era Dunga" não funcionou?


Ele nunca entendeu que a Seleção brasileira, bem como a Seleção argentina, e a Seleção uruguaia,  construiu ao longo de suas vitórias e derrotas, uma memória coletiva, uma assinatura que reflete a nossa idiossincrasia?


Se formos eliminados, espero que finalmente aprendamos a lição que o Maradona nessa Copa dá ao Dunga, que este último é a antítese de Maradona. Pois, diferentemente de Dunga, Maradona ama e honra a historia do futebol. 


Que os Garrinchas, Pelés, Zicos e Ronaldos não tenham vindo em vão ao nosso país e sim, a Holanda jogou com mais paixão e camisa que o Brasil. O  que é realmente memorável, para a Holanda, claro...


de Luciana Gaffrée

Um comentário:

Hürrem disse...

Querida amiga em termos de futebol não concordo contigo :):)
Para mim a "era Dunga" é coisa da rede globo, essa sim é a nossa ditadora!! Quem inventou a "era Dunga" foi a rede globo! Para mim ele foi um jogador de muita raça e, otimo na sua posição, que era a parte defensiva. Aliás, não podemos deixar de reconhecer que ele mesmo sendo chamado de forma depreciativa pela imprensa, ele foi campeão mundial e levantou a taça, coisa que Zico não foi...então ele pode ter errado como todo ser humano em alghumas coisas, mas não se pode deixar de reconhecer seu valor, ele é campeão mundial!!! Coisa que muitos não são...beijo amiga